Por que as crianças pequenas gritam?

Escrito para o BabyCenter Brasil
Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil

Algumas crianças pequenas gritam quando querem a atenção dos pais. Outras berram quando querem algo que lhes está sendo recusado. E há ainda as que gritam simplesmente por estarem cheias de energia, fazendo experiências com o poder da voz.

Gritar com seu filho de volta para que ele abaixe a voz não só não vai adiantar como também pode passar a mensagem de que quem ganha é quem grita mais alto.

A melhor aposta é evitar situações que estimulem a criança a levantar a voz, e distraí-la quando ela fizer isso. Veja a seguir algumas sugestões que podem ajudar.

O que fazer quando a criança grita

Saia com seu filho nas melhores condições possíveis

Sempre que der, antes de carregá-lo para algum lugar, certifique-se de que seu filho está descansado, de barriga cheia e bexiga vazia quando saírem de casa.

Pense em como você fica sem energia e sem paciência quando tem de fazer compras com fome ou ao final de um longo dia de trabalho.

Escolha locais frequentados por famílias

Quando estiver com seu filho, evite lugares quietos, formais ou intimistas. Vá para onde as famílias vão.

Será menos constrangedor se seu filho resolver gritar em um restaurante que já é barulhento. E você passará também menos tempo tentando fazê-lo se adequar a um comportamento mais contido.

Ensine o tom de voz certo para cada situação

Se seu filho começar a gritar porque está feliz, procure não criticá-lo. Mas se isso estiver incomodando de verdade, peça para ele usar uma voz normal e parar de gritar.

Abaixe sua voz para que ele tenha de ficar quieto para conseguir escutar você, e diga — calmamente — que a gritaria está incomodando.

Invente brincadeiras

Se o ambiente permitir, experimente dizer para o seu filho: “Vamos gritar o mais alto que a gente conseguir”, e junte-se a ele na gritaria. Em seguida, abaixe o volume e diga: “Agora vamos ver quem consegue falar mais baixinho”.

Continue brincando, sugerindo outros movimentos, como colocar as mãos nas orelhas ou pular.

Isso fará com que gritar pareça apenas mais uma brincadeira. Para agilizar (na rua, por exemplo), você pode dizer: “Nossa, você está parecendo um leão! Agora vamos ver se você consegue imitar um gatinho”.

Preste atenção nos sentimentos da criança

Se seu filho está gritando porque quer a sua atenção, pense e reflita se ele realmente está desconfortável ou precisando de algo.

Se você achar que o lugar onde estão, como um supermercado grande e lotado, é demais para ele, saia assim que possível. Da próxima vez, procure fazer compras em lojas menores, ou em horários em que os supermercados estejam menos cheios, ou ainda online.

Se a questão é que a criança está entediada ou mal-humorada, não a ignore. Diga que você sabe que ela quer ir para casa, mas peça para ela esperar só mais um pouquinho (e realmente procure não se alongar). Pelo menos seu filho terá a satisfação de que você parou para ouvi-lo. E você também aproveita para mostrar como é importante expressar com palavras o que ele está sentindo.

Agora, se seu filho grita porque acha que vai conseguir comprar o que quer, não dê o braço a torcer. Se der, você só vai ensinar que gritar é um comportamento que vale a pena.

Mantenha seu filho ocupado

Você pode transformar seus compromissos em algo divertido para seu filho. Experimente:

  • Papear. Explique o que está fazendo, o que está acontecendo ao redor, quem está por perto. Aponte para a caixa azul, a roupa vermelha de alguém, um carrinho passando, o número crianças na outra fila.
  • Envolver. Peça para seu filho ajudar a pegar itens das prateleiras do mercado, ou invente uma música sobre o que você está fazendo. Você pode cantar: “As bananas, as bananas, vou comprar, vou comprar, para o meu filhinho, para o meu filhinho, devorar, devorar…”. Use a criatividade e invente na hora sem compromisso.
  • Distrair. Ofereça brinquedos, mas faça isso antes que seu filho comece a berrar. Se você esperar até ele começar a gritar, ele vai ligar uma coisa à outra e achar que tem que levantar a voz para ganhar algo. Mantenha na bolsa ou no carro um brinquedo de que ele realmente gosta, para que ele fique bastante entretido enquanto vocês estão na rua, tratando dos compromissos.

Ignore as pessoas ao redor

Para muitos pais e mães, uma das partes mais difíceis é lidar com uma criança gritando em público, em meio a olhares tortos. Procure não se preocupar tanto com o julgamento alheio ou achar que é pessoal. Quase todo mundo já passou ou vai passar por isso um dia, portanto, cuide do seu filho e deixe o resto para lá.

Atualizado em Março 2020

Fonte: https://brasil.babycenter.com/a3400354/por-que-as-crian%C3%A7as-pequenas-gritam?utm_campaign=pt_BR_bulletin_20200811_toddler&liveconnect=5dd6e874d5f0e382cf83ae15ad1b34d8&utm_source=email&utm_medium=email

Foto: iStockphoto © maiteali

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *