A partir dos 4 anos, a criança já sabe falar o que faz, pensa e sente, usando muitas palavras e frases maiores. Nossa equipe está sempre pronta a responder às perguntas dela e ouvir suas opiniões como forma de mostrar atenção e respeito e ajudá-la a se expressar cada vez melhor. Entendemos que a convivência entre crianças, e também entre adultos e crianças, deve valorizar o diálogo e o respeito ao próximo, bem como a ampliação de saberes e conhecimentos, por isso estamos sempre dispostos a conversar como ferramenta de solução de conflitos, de forma a enriquecer também o repertório da criança.
A brincadeira nesta idade vai se tornando também cada vez mais elaborada, e o faz de conta é muito presente nas preferências das crianças, o que ajuda a desenvolver o pensamento e a imaginação, que agora se apoiam em ideias e palavras. Entre 4 e 5 anos a criança também gosta de participar de jogos em que precisa seguir regras, que possibilitam o desenvolvimento do pensamento abstrato e da autonomia, pois ela cria, recria as regras do seu jogo; ela toma decisões que possibilitam o desenvolvimento cognitivo diante de diversas situações. Ela aprende que existem regras a serem seguidas dentro da sociedade e que se não forem cumpridas constitui falta e quem a desrespeitou terá que arcar com as consequências de sua escolha.
Outro interesse bastante marcante nesta fase é o desenho, e ao valorizar a produção da criança, ela se sente capaz, fica feliz e animada a desenhar mais. A roda de leitura também é muito presente no dia a dia da turma do “Kinder”. Tudo isso ajuda a criança desenvolver habilidades e interesse por ler e escrever, pois passa a compreender o que a escrita representa, já que ela aprende que, pelo desenho, pode contar alguma coisa para outra pessoa, e quando alguém lê para a criança nesta fase, está ajudando a criança a entender que coisas escritas também comunicam ideias e notícias. Através deste interesse inicia-se o trabalho de elaboração de hipóteses de escrita com a criança, que vai se refinando conforme o interesse da criança e intervenções feitas pela professora, de forma que a criança vá aos poucos se aproximando da escrita convencional, preparando-a para completar o ciclo da alfabetização quando iniciar o ensino fundamental.
Nossa equipe conta também com uma psicóloga que acompanha e orienta as pedagogas sempre que há necessidade, além de oferecer uma atividade semanal sobre educação sócio emocional promovendo autoconhecimento, autoestima, autocontrole, redução e solução de conflitos e relacionamentos mais harmoniosos. Também trabalhamos com uma educadora física que semanalmente desenvolve atividades que abordam aspectos físicos, de coordenação global, consciência corporal, promoção da prática esportiva e hábitos saudáveis. E ainda, o cardápio diário é elaborado por uma nutricionista que acompanha e auxilia no trabalho de educação alimentar, e todas as refeições são preparadas diariamente sob sua supervisão cuidadosa na cozinha da Eagle, garantindo uma alimentação equilibrada e saudável. Tudo isso para auxiliar no desenvolvimento completo e integral de nossos alunos.