A partir dos dois anos de idade, as habilidades motoras vão se tornando cada vez mais refinadas e desenvolvidas, até que por volta dos três anos a criança é capaz de correr, pedalar, chutar uma bola e ficar em um pé sozinha. E é por meio dessas experiências vivenciadas que eles terão sensações de extrema satisfação, mas também de frustração e ansiedade. Desta maneira é preciso ter bastante paciência nessa etapa e, ao mesmo tempo, deixar os limites claros, além disto, os adultos serão considerados como modelos e transmissores de amor, por isso, os profissionais que trabalham com a turma do “Toddler” elaboram atividades que permitem que as crianças explorem todas essas possibilidades. Além de estarem sempre dispostos a participarem das atividades junto com as crianças, de modo a servirem como bons exemplos.
Outro marco de autoconhecimento e crescimento dessa fase é o desfralde, e para que haja sucesso nesse processo é fundamental que os ritmos sejam respeitados, a fim de que não gere ansiedade no pequeno. Sabendo disso, contamos com uma estrutura organizada e preparada, com a intenção de proporcionar a criança um ambiente em que ela se sinta mais segura e amparada para passar por esse momento tão importante em seu desenvolvimento.
A linguagem é outro aspecto que costuma desenvolver-se bastante, assim, entre os dois e os três anos o vocabulário se amplia, bem como a pronúncia evolui e a comunicação oral torna-se mais complexa. Desta forma, com profissionais fluentes em inglês, as crianças do “Toddler” têm a oportunidade de vivenciar todas as experiências do seu dia a dia em inglês, o que lhes proporciona o desenvolvimento de uma aprendizagem bilíngue que ocorrerá de forma natural.
Todas essas conquistas e desafios são cruciais para que a criança adquira maior autonomia, assim, é importante que a criança crie recursos emocionais e físicos para lidar tanto com as conquistas quanto com os desafios. Já que é um momento de passagem da fase de dependência absoluta para a aquisição de certo grau de independência, portanto, é uma etapa de constituição da sua própria subjetividade. Logo, acreditamos que permitir que a criança explore e desenvolva sua autonomia, resultará na construção da sua autoconfiança, contando em todo o momento com o apoio e a disponibilidade dos adultos que a cercam na Eagle. Além disso, estamos sempre zelando por sua segurança.
Nossa equipe conta também com uma psicóloga que acompanha e orienta as pedagogas sempre que há necessidade, além de oferecer uma atividade semanal sobre educação sócio emocional promovendo autoconhecimento, autoestima, autocontrole, redução e solução de conflitos e relacionamentos mais harmoniosos. Também trabalhamos com uma educadora física que semanalmente desenvolve atividades que abordam aspectos físicos, de coordenação global, consciência corporal, promoção da prática esportiva e hábitos saudáveis. E ainda, o cardápio diário é elaborado por uma nutricionista que acompanha e auxilia no trabalho de educação alimentar, e todas as refeições são preparadas diariamente sob sua supervisão cuidadosa na cozinha da Eagle, garantindo uma alimentação equilibrada e saudável. Tudo isso para auxiliar no desenvolvimento completo e integral de nossos alunos.